Pegada de carbono: saiba como ajudar a reduzir a emissão de gases de efeito estufa
Se você quer fazer sua parte e contribuir para a redução da pegada de carbono, confira algumas dicas e ações que podem ser aplicadas no dia a dia e em larga escala.
A pegada de carbono é um dos principais indicadores utilizados para medir o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente. Ela se refere à quantidade total de gases de efeito estufa (GEE), como o dióxido de carbono (CO₂), que são emitidos direta ou indiretamente por indivíduos, empresas e organizações. Essas emissões estão diretamente ligadas ao agravamento das mudanças climáticas, e encontrar maneiras de reduzi-las é essencial para preservar o planeta para as próximas gerações.
Se você quer fazer sua parte e contribuir para a redução da pegada de carbono, confira algumas dicas e ações que podem ser aplicadas no dia a dia e em larga escala. Além de soluções como o coprocessamento, que é amplamente eficaz no destino final de resíduos, há diversas outras práticas sustentáveis que podem ser incorporadas em nossa rotina e negócios. Vamos conhecê-las?
Consumo consciente
O consumo exagerado de produtos gera uma quantidade expressiva de emissões durante os processos de produção, transporte e descarte. Algumas mudanças de hábito podem aliviar esse impacto, como:
- Preferir marcas que adotam práticas sustentáveis e que ofereçam produtos duráveis e com menor impacto ambiental.
- Algo estragou? Que tal consertar ou reutilizá-lo para outra finalidade?
- Incentive produtos locais! Ao comprar de produtores da sua região, você ajuda a reduzir as emissões associadas ao transporte de mercadorias.
Eficiência energética
Reduzir o consumo de energia também contribui diretamente para a diminuição das emissões de carbono. Algumas dicas simples podem fazer uma grande diferença, como:
- Trocar lâmpadas comuns por LEDs, que consomem menos energia e têm uma vida útil muito mais longa.
- Desligar equipamentos quando não estiverem em uso, afinal, aparelhos em modo stand-by continuam consumindo energia.
- Se possível, utilize painéis solares ou outras fontes renováveis de energia.
Compensação de Carbono
A compensação de carbono consiste em financiar ou implementar iniciativas que ajudem a neutralizar a quantidade de carbono emitido por meio de ações que removem ou evitam a emissão de gases de efeito estufa. Essas iniciativas podem ser aplicadas em diferentes áreas, tais como:
- Reflorestamento: plantar árvores ou preservar áreas verdes é uma maneira altamente eficaz de absorver o dióxido de carbono (CO₂) da atmosfera, já que as árvores naturalmente sequestram carbono durante seu crescimento.
- Promoção de energias renováveis: investir em projetos que fomentem a geração de energia limpa, como a solar, eólica ou hidráulica, é uma forma de evitar a emissão de CO₂ gerado pela queima de combustíveis fósseis.
- Destinação correta de resíduos: a gestão eficiente de resíduos, especialmente através de processos como o coprocessamento, é uma solução importante. O coprocessamento elimina resíduos que seriam descartados de forma inadequada, utilizando-os como combustível alternativo nos fornos de cimento.
O trabalho da Verdera na redução do efeito estufa
Assim como falado anteriormente, nossas soluções são voltadas para a gestão sustentável de resíduos, ao promover o uso de materiais não recicláveis como energia para processos industriais, especialmente na produção de cimento. Isso reduz a dependência de combustíveis fósseis, que são responsáveis por cerca de 75% das emissões de gases de efeito estufa.
Dessa forma, o coprocessamento se apresenta como uma alternativa eficaz para a compensação de carbono no planeta, e nós temos nos empenhado em liderar essa transformação: já evitamos que mais de 4,7 milhões de toneladas de CO2 fossem para a atmosfera, coprocessando mais de 5,5 milhões de toneladas de resíduos.
Acesse nosso site e conheça o nosso trabalho pelo Brasil!
Fontes:
Veja mais
Verdera triplica capacidade de destinar resíduos no Paraná com lançamento de unidade de processamento em Itaperuçu
A nova estrutura também amplia a prática da economia circular na região, possibilitando o tratamento de uma variedade maior de resíduos não recicláveis
Coprocessamento, uma solução ideal para resíduos industriais
Com o coprocessamento, resíduos industriais se tornam combustível de fornos de cimento.
Gestão de resíduos sólidos: o que é e como fazer da forma correta?
Os desafios ambientais reforçam a importância do gerenciamento dos resíduos sólidos
nas indústrias.
ESG: Como o coprocessamento ajuda sua empresa a fazer parte do futuro
ESG é desafio real que já está presente nas estruturas empresariais brasileiras.
Economia Circular: como o mercado de resíduos coprocessados apoia essa
A Economia Circular promove benefícios que afetam diretamente o meio ambiente em
todo o mundo.